Skip to content

Afinal, 2023 é um bom ano para investir em imóveis?

Investir em imóveis é uma das maneiras mais interessantes de manter seu patrimônio seguro ou até aumentá-lo, seja com aluguel ou venda posterior do imóvel.

Mas com todas as incertezas econômicas deste ano, será que 2023 é um bom ano para investir em imóveis? 

A seguir, vamos te apresentar vantagens e desvantagens desse tipo de investimento, além de avaliar a situação do mercado imobiliário atual.

Confira!

 

Investir em imóvel: quais as vantagens?

Se você nunca pensou em investir em imóveis, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de fazer dinheiro. 

Cada vez mais as pessoas estão apostando na aquisição de casas e apartamentos, seja como forma de diversificar, dar mais segurança ao patrimônio e, principalmente, obter lucro.

Vamos conhecer as principais vantagens dessa opção!

 

Valorização

A valorização de um imóvel é uma tendência, diferentemente do que acontece na compra de automóveis, por exemplo, cujo efeito é o contrário, ou seja, a desvalorização temporal.

Seja por melhorias na região ou no próprio espaço físico, o que se espera é que os preços desses empreendimentos aumentem com o passar do tempo. É, portanto, uma ótima maneira de fazer o seu dinheiro render.

 

Renda passiva

Já imaginou ter um rendimento financeiro recorrente, sem precisar fazer nada para isso? É o que chamamos de renda passiva e que também é uma vantagem do investimento em imóveis, alcançado através do aluguel mensal ou por temporada.

 

Diversificar investimento

Quem já investe no mercado financeiro sabe que é muito arriscado deixar todos os ovos em uma única cesta. Você já deve ter ouvido essa expressão por aí. 

Fato é que o mercado imobiliário é uma das melhores formas de diversificar os investimentos e deixar o seu patrimônio mais seguro.

 

Proteção contra inflação

Por mais que ninguém deseje uma alta da inflação, sabemos que se trata de uma realidade do cenário econômico do Brasil. 

Proprietários de imóveis, por outro lado, podem aproveitar um efeito positivo desse fenômeno econômico, que é a valorização dos valores de aluguel, já que o índice IGP-M (conhecido como inflação do aluguel) está atrelado a isso.

Essa é mais uma forma de manter seu investimento protegido, mesmo com as oscilações de preços do país.

 

E as desvantagens?

Assim como acontece com todo investimento, investir em imóveis também apresenta desvantagens, para as quais você também precisa estar atento(a).

Vamos conhecer algumas delas:

 

Baixa liquidez

Devido à sua natureza, os imóveis possuem baixa liquidez. Ou seja, caso precise vender a casa ou o apartamento, deverá aguardar um certo tempo para ter o dinheiro em mãos

 

Gastos com manutenção e reparos regulares

Entre um contrato e outro de aluguel, é preciso fazer reparos, vistorias e manutenção no imóvel. Logo, é um custo que deve estar dentro do orçamento e que também exige planejamento.

 

Valorizar menos que outros investimentos 

É certo que o investimento imobiliário não tem a mesma valorização que um investimento no mercado financeiro. 

Entretanto, tem uma vantagem que é a segurança. O imóvel sempre será seu, mesmo com mudanças diversas na economia, mas, historicamente, sabemos que no longo prazo ele sempre irá se valorizar.

 

Afinal, 2023 é um bom ano para investir em imóveis?

Já de cara, saiba que 2023 é, sim, um ano de boas projeções para os investimentos imobiliários, em todas as faixas de renda.

Desde as classes mais populares, o retorno dos programas habitacionais populares devem aquecer e impulsionar o setor da construção civil.

Nos mercados de alto padrão, não é diferente. As incertezas do mercado financeiro, especialmente de renda variável, tem feito crescer o interesse de investidores por “portos seguros” para seu patrimônio, e aqui o mercado imobiliário se destaca.

Já a Taxa Selic, que permanece em alta e eleva o valor dos financiamentos, não deve impedir novas aquisições, visto que, do ponto de vista do investidor, os lucros vão ser mais consistentes no médio e longo prazo.

Para garantir o melhor retorno financeiro, a dica é pesquisar bastante e adquirir aqueles imóveis que estão com preço abaixo da média do mercado, que possuem potencial de valorização e que possuam uma demanda maior de interessados.

 

E onde investir com mais chances de retorno?

De acordo com o Termômetro Imobiliário da GRI Club, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, que avaliou o mercado no último trimestre de 2022, o investimento em imóveis residenciais é a melhor aposta.

Segundo a pesquisa, 74% das melhores oportunidades de negócios estão nos imóveis usados para moradia. O crescimento foi de 14%, se comparado ao ano de 2021, cujo segmento ficou em 60%.

 

Itajaí (SC), polo de valorização imobiliária

Em Itajaí, os imóveis residenciais de alto padrão se destacam e surgem como uma excelente oportunidade de negócio. É o caso do Infinitá Treehouse, da Blue Heaven Incorporadora, um empreendimento que investe em muita exclusividade, conforto, amplitude, personalidade e modernidade, características muito buscadas atualmente por moradores e investidores.

O Infinitá Treehouse aposta no conceito Casas Suspensas e no contato direto e diário com a natureza, em opções práticas de lazer e também na localização privilegiada.

O empreendimento foi erguido ao lado da Mata Atlântica e proporciona uma vista incrível do litoral catarinense e, ao mesmo tempo, oferece fácil acesso às rodovias e cidades vizinhas, como Balneário Camboriú.

O ano de 2022 foi de ouro para o mercado de imóveis de alto padrão. E a expectativa é de que esse setor continue se fortalecendo em 2023.

Clique no link abaixo para saber mais sobre seu imóvel dos sonhos!

Quero saber mais