Skip to content

Checklist para avaliar um imóvel de luxo antes de comprar

Checklist sobre imagem de homem usando laptop

Contar com um checklist para avaliar um imóvel de luxo é indispensável para garantir uma boa compra e evitar arrependimentos futuros.

Afinal, trata-se de um grande investimento, tanto financeiro quanto emocional da família, e essa escolha precisa ser certeira.

Pensando nisso, nós listamos, neste artigo, quais pontos devem ser cuidadosamente analisados antes de fechar a negociação. Confira!

 

Os riscos de não avaliar corretamente um imóvel antes de comprar

Empresário preocupado com a mão na testa

Quando se está à procura do imóvel dos sonhos, detalhes cruciais podem passar despercebidos por se tratar de um momento em que toda família está eufórica e ansiosa para conhecer o novo lar. 

Contudo, não fazer uma avaliação meticulosa no imóvel pode trazer alguns riscos, como:

  • Prejuízo financeiro: a propriedade pode ser adquirida por um valor muito superior ao seu preço de mercado.
  • Desvalorização futura: a depreciação pode acontecer devido a uma série de fatores, como documentação irregular, aumento no índice de criminalidade da região, dentre outros.
  • Expectativa não correspondida: à primeira vista, o imóvel pode ser a casa perfeita, mas no dia a dia, problemas podem surgir, tanto no imóvel quanto quanto na região em que ele está localizado.
  • Problemas na entrega: atrasos, mudanças de prazos, incapacidade da construtora; diversos problemas podem ocorrer, tornando o processo de entrega uma tortura.

 

Tudo isso pode transformar um momento que era para ser de realização de um sonho em um verdadeiro pesadelo, afetando o emocional e a vida de toda a família.

 

Veja também: Como escolher em qual bairro morar

 

Checklist para avaliar um imóvel de luxo

Homem escrevendo em caderno

Fatores como metragem e preço podem, de certa forma, ajudar a separar construções de alto padrão das convencionais.

Contudo, existem outros detalhes que também devem ser alvo da atenção do comprador. Confira, a seguir, um checklist para avaliar um imóvel de luxo corretamente.

 

1. Localização

A localização é um dos principais pontos que devem ser bem estudados antes de se adquirir um imóvel de luxo.

Isso porque, a localidade não só terá um grande impacto na locomoção dos moradores, como também influenciará na segurança e na quantidade de interessados na região. 

Portanto, trata-se de um fator que irá impactar tanto no presente – no dia a dia da família – quanto no futuro, na valorização do imóvel e do bairro.

 

2. Infraestrutura da região

Casas e apartamentos de luxo precisam proporcionar, em simultâneo, isolamento e integração.

Ou seja, mesmo que o objetivo seja de se afastar do caos e agitação da cidade e se conectar a natureza, ainda é fundamental ter fácil acesso a escolas, shoppings, comércio, hospitais, supermercados, dentre outras facilidades

 

3. Pesquisa de mercado

Outro ponto crítico no checklist para avaliar um imóvel de luxo é a realização de pesquisa de mercado.

Averigue os preços de venda de propriedades semelhantes na mesma região por meio de imobiliárias e plataformas de imóveis, inclusive englobando um período passado.

Assim, você terá conhecimento sobre o preço médio da propriedade, evitando ser enganado e ainda poderá ter isso como argumento na hora da negociação. 

Além disso, avaliar o preço de imóveis semelhantes num histórico médio de tempo te ajuda a saber se está comprando num momento de alta ou de baixa do mercado.

 

Leia também: Por que é cada vez maior a procura por condomínios de luxo?

 

4. Qualidade do acabamento

Um imóvel de luxo não é caracterizado apenas pela metragem, localização e estética. É preciso se atentar também aos materiais utilizados na obra

Questione e se informe sobre os pisos e revestimentos utilizados em todos os ambientes, tanto internos quanto externos. 

 

5. Veja se o imóvel permite o uso de tecnologia

Independentemente do imóvel dos sonhos ser uma casa ou apartamento de alto padrão, é preciso verificar a segurança que o empreendimento oferece e a facilidade de instalação de tecnologia para proteção e comodidade. 

Atualmente, já existem casas e apartamentos inteligentes que são superconectados e permitem sua administração por meio de aplicativos.

Isso não só aumenta a segurança do local, mas também facilita o dia a dia dos moradores.

 

Leia também: Tendências de tecnologia dos imóveis de luxo

 

6. Os responsáveis pelo projeto arquitetônico

Imóveis de luxo são geralmente assinados por arquitetos renomados, o que reflete na criatividade, personalidade, exclusividade e originalidade da propriedade. 

Além disso, ser proprietário de uma casa ou apartamento que carregue uma grife contribui para uma maior valorização do imóvel com o passar dos anos.

 

Leia também: É verdade que imóveis de alto padrão valorizam mais com o tempo?

 

7. A sustentabilidade da obra

Projetos de luxo costumam ter compromisso com o meio ambiente, principalmente em relação a reduzir o impacto ambiental causado pela obra e aproveitar melhor os recursos naturais.

Portanto, questione se o empreendimento aproveita a luz e a ventilação natural, se faz reuso de água, se a iluminação é em LED, dentre outras ações sustentáveis.

Infinitá Treehouse

Um belo exemplo de imóvel que atende a todos os critérios citados é o Infinitá Treehouse da Blue Heaven Incorporadora, na cidade de Itajaí (SC).

O projeto realiza o reaproveitamento da água pluvial para reduzir o consumo de água tratada em até 60%, possui fachada verde com jardins suspensos para filtrar e descontaminar o ar da cidade e disponibiliza painéis solares para uso doméstico.

O Infinitá é hoje, sem dúvida, uma das melhores oportunidades de imóvel de luxo no Brasil. Ele une a facilidade de morar em um condomínio, com o espaço de uma casa (unidades de até 355 m2 e varanda de 60 metros, com piscina aquecida individual).

Clique no link abaixo para falar com nossa equipe e saber mais.

Quero mais informações sobre o Infinitá Treehouse