Skip to content

Por que Itajaí é melhor que Camboriú para comprar um imóvel

Pôr do sol em Itajaí

Quando o assunto é local para morar ou para investimento imobiliário no Sul do Brasil, as cidades de Itajaí e de Balneário Camboriú brilham!

Por serem vizinhas, essas cidades possuem muitas coisas em comum. Contudo, não são iguais. E são justamente suas diferenças que podem indicar onde a qualidade de vida e as possibilidades de retorno são maiores. 

Neste conteúdo vamos te mostrar, com muitas evidências, por que Itajaí é melhor que Camboriú para comprar um imóvel.

Acompanhe!

 

Itajaí e Camboriú: duas estrelas de Santa Catarina

Vista aérea do mar de Itajaí
Fonte: Instagram @prefeituradeitajaí

Itajaí e Camboriú são duas cidades muito próximas uma da outra, tanto em termos de distância quanto de características. Ambas são potências do turismo catarinense, tanto por suas belezas naturais quanto pela infraestrutura acima da média nacional.

Outra semelhança importante que une esses municípios diz respeito à riqueza cultural, muito influenciada pelas heranças europeias, sendo Portugal e Alemanha as maiores. 

Mas não é só a ancestralidade que une essas regiões. Camboriú, fundada em 1848, surgiu como parte de Itajaí e foi separada em 1884, tornando-se, então, a Cidade de Camboriú. 

Hoje, as duas localidades são potências econômicas de Santa Catarina, principalmente no turismo, na economia e no mercado de imóveis de luxo. Além disso, elas também se destacam na infraestrutura, pois foram planejadas para entregar o máximo de conforto e comodidade para turistas e residentes.

 

Veja também: Casas de campo ou de praia: conheça os prós e contras!

 

Por que Itajaí é melhor que Camboriú para comprar um imóvel

Mesmo no forte mercado imobiliário do litoral catarinense, há cidades que se destacam mais que outras devido à beleza das praias, qualidade de vida, segurança, estrutura, dentre outros fatores. 

Diante de tantas vantagens, é esperado que muitos investidores sejam mais atraídos a essas localidades, levando assim, para um maior desenvolvimento desses municípios. 

Mas essa alta procura também tem suas consequências. E é justamente neste ponto que Itajaí é melhor que Camboriú para comprar um imóvel.

Confira a seguir o porquê.

Preço do metro quadrado

Os atrativos de Camboriú logo se tornaram conhecidos em escala nacional, levando a um aumento muito expressivo na demanda por imóveis na região.

Isso fez com que as propriedades entrassem em uma grande especulação imobiliária, elevando significativamente o preço do metro quadrado, que hoje é o 3º mais caro do país (R$ 9.091,00), atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

Por outro lado, Itajaí encontra-se justamente na fase de expansão, atraindo olhares de investidores e projetos inovadores de diversas construtoras. 

E como a procura está equilibrada, o valor do metro quadrado é muito mais acessível do que na vizinha Camboriú, fazendo com que existam ótimas oportunidades de compra de imóveis de luxo. 

 

Tamanho dos imóveis

Com a saturação do mercado, as construtoras tendem a tentar absorver essa demanda com a construção de imóveis cada vez menores, principalmente apartamentos, que vão se tornando mais compactos.

E uma vez que as propriedades menores acabam se tornando maioria, as residências maiores se tornam cada vez mais disputadas e caras

Em Itajaí a situação é diferente. Com o mercado aquecido, mas equilibrado e com margem de crescimento, a tendência é que as construtoras foquem em apartamentos e casas com mais espaço, com tamanho ideal para receber uma família.

 

Sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente

Um dos principais fatores que deixam claro o porquê Itajaí é melhor que Camboriú é a sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. 

Um bom exemplo disso é a obra realizada pela prefeitura de Camboriú para alargar a faixa de areia da Praia Central, o que desequilibrou a fauna marítima local, levando ao aparecimento de uma grande quantidade de conchas e moluscos mortos.

Para restaurar o equilíbrio ambiental, acredita-se que serão necessários pelo menos cinco anos. É claro que se trata de um caso isolado, mas que não deixa de servir de alerta quando o assunto é o cuidado com o meio ambiente na cidade.

Já a vizinha Itajaí se destaca entre os municípios da América Latina em relação à preservação do meio ambiente, tendo sido inclusive reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo devido às suas práticas sustentáveis. 

Isso, sem contar os projetos imobiliários que estão sendo construídos na região, seguindo essa mesma temática de modernidade, luxo, mas sem se esquecer do meio ambiente.

 

Praias impróprias para o banho

Devido ao seu crescimento acelerado, Camboriú não possui infraestrutura o suficiente para lidar com o número de moradores e turistas. Como resultado, algumas praias se tornam impróprias para banho durante as altas temporadas. Esse é o caso, por exemplo, da Praia Central.

Parte do problema que torna as praias de Camboriú impróprias é o sistema de saneamento da cidade, pois sua estação de tratamento não possui capacidade para lidar com o fluxo atual do esgoto.

Itajaí, por sua vez, cumprindo com o seu compromisso, possui praias de águas limpas e calmas, ideais para banhos de mar e esportes náuticos. 

 

Clima quente 

Outro ponto que prova que Itajaí é melhor que Camboriú é o clima. Conhecida pela quantidade de edifícios altos e verticais, o Balneário tem a circulação de ar dificultada por essas construções

Outro problema gerado por essas obras é a sombra gerada nas praias, reduzindo de forma significativa o tempo de aproveitamento do sol nesses locais. O que prejudica não só os turistas, mas também a fauna marinha. 

Nesse ponto, Itajaí sai na frente já que não possui muitos prédios em sua orla e ainda conta com o Parque Atalaia para realizar o resfriamento da região. 

 

Vida social agitada

A vida social agitada à noite e em época de festas e férias é uma das características mais famosas de Camboriú. 

Contudo, essa opção de lazer, apesar de ser a preferida entre a maioria dos jovens, pode não ser exatamente o que muitas famílias querem ter perto, especialmente para morar. 

Portanto, se você busca uma região mais calma, Itajaí é a melhor opção. A cidade também tem vida social, mas é mais focada na cultura, gastronomia e prática de esportes. Além disso, está muito perto de Camboriú, caso você deseje ir curtir algum evento.

 

Infinitá Treehouse: o melhor empreendimento do sul do Brasil

Vista panorâmica do Infinitá Treehouse

Itajaí, quando comparada a outras cidades mais famosas, inclusive Camboriú, possui um custo-benefício bem maior quando o objetivo é comprar um imóvel.

Por exemplo, um apartamento de 290 m2 custa cerca de 12 milhões em Balneário Camboriú. Com esse mesmo valor, é possível  investir em um imóvel 355 m² em Itajaí e ainda comprar uma lancha Azimut de 50 pés. O morador Infinitá pode usufruir da sua Treehouse e ir de lancha à praia preferida do litoral catarinense.

Com o conceito de “casa na árvore”, o edifício tem apartamentos com tamanho de casas, cercados de praias e natureza, com piscina privativa e ainda todas as facilidades e opções de lazer que você normalmente encontra em um condomínio de luxo.

Venha conhecer e se apaixonar pelo Infinitá