Skip to content

Como está o mercado imobiliário em 2022?

Como está o mercado imobiliário em 2022?

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem se mostrado bastante aquecido, mesmo com os percalços causados pela pandemia. 

Em 2021, o número de imóveis vendidos teve um crescimento de 12,8%, segundo pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

Mas, e em 2022? Será que o mercado continua em desenvolvimento?

Veja a seguir como está a situação atual do setor de imóveis e conheça as suas principais tendências.

 

Como está o mercado imobiliário em 2022

Durante o ano de 2021, o mercado imobiliário teve um desempenho que surpreendeu a todos, com um crescimento acima da média nas vendas e também nos vários lançamentos dos imóveis.

Uma das razões para os bons resultados foi a queda da taxa selic, responsável pela variação do valor das taxas na hora da contratação de crédito e que gerou um aquecimento muito bem aproveitado pelas empresas do ramo.

No segundo semestre do mesmo ano, o mercado recuou um pouco devido à redução no poder de compra da população. Ainda assim, o setor permaneceu com saldo positivo até o início do ano de 2022.

 

Casas suspensas: conheça o conceito que é a transformação do mercado imobiliário!

 

No primeiro trimestre de 2022, o mercado imobiliário permanece estável, mas atua em um cenário um pouco diferente. Com a taxa selic crescendo, as taxas de crédito aumentam, o que afasta um pouco do consumidor a oportunidade da aquisição de um imóvel próprio.

Ainda assim, o futuro é promissor, especialmente no mercado imobiliário de alto padrão, que não deve ser influenciado pelas alterações econômicas do país. 

De acordo com o indicador anual da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os imóveis residenciais de luxo tiveram um crescimento expressivo de 226% em 2021. E as expectativas são as melhores para 2022.

 

5 tendências do mercado de imóveis de luxo pós-pandemia!

 

Tendências do mercado imobiliário em 2022

E o que esperar de 2022 no mercado imobiliário?

A pandemia mudou bastante a relação do indivíduo com o seu imóvel, especialmente, após a necessidade de ter que passar mais tempo dentro de casa durante o período de isolamento.

Com isso, houve uma maior valorização de casas e apartamentos com ambientes amplos e funcionais, que pudessem oferecer conforto e bem-estar, mesmo com um número maior de pessoas, ao mesmo tempo, em um único espaço.

Além disso, imóveis mais próximos da natureza ganharam mais adeptos. Estar perto de plantas, visualizar paisagens naturais, cultivar horta em casa deixou de ser um hobbie para ser um estilo de vida, melhorando a saúde mental e física também.

Outro ponto que deve permanecer em alta em 2022 é o uso diário de recursos tecnológicos, com o intuito de facilitar a vida da família, seja na hora de pedir uma refeição, ouvir uma música ou, até mesmo, gerenciar recursos da casa.

Imóveis verdes ou sustentáveis também são uma tendência para 2022, com destaque para aqueles que fazem captação de energia solar. Além de econômica, a energia limpa reduz as agressões ao meio ambiente.

 

Saiba por que investir em arquitetura de luxo sustentável!

 

Devemos ressaltar o crescimento no número de vendas dos carros elétricos, afetando diretamente a estrutura física dos imóveis, que precisam ofertar vagas específicas de carregamento e atender às exigências dos moradores e dos chamados carros verdes.

Por fim, e não menos importante, podemos citar a boa localização dos imóveis, um ponto crucial para quem busca mais qualidade de vida. 

Espaços de lazer, boa urbanização, acesso a hospitais, escolas, vias de acesso em boas condições de uso também são pontos avaliados na hora que o interessado resolve buscar um imóvel para morar ou para investir.

 

Sabia que Santa Catarina é um dos melhores estados para investir em imóveis de alto padrão? Venha conhecer as principais razões.

 

Assim, podemos resumir as principais tendências do mercado imobiliário 2022 em:

  • Casas e apartamentos funcionais, confortáveis e espaçosos;
  • Imóveis sustentáveis e com recursos tecnológicos realmente úteis;
  • Imóveis bem localizados, próximos à natureza e, ao mesmo tempo, com acesso facilitado a serviços indispensáveis no dia a dia.

Como vimos, apesar das oscilações da economia, o mercado imobiliário continua aquecido, especialmente o setor dos imóveis de alto padrão. 

Pudemos perceber que o futuro morador está interessado em casas e apartamentos que oferecem conforto, satisfação pessoal e que possam contribuir para uma vida com mais qualidade para ele e para a sua família, especialmente após um período turbulento como os dois últimos anos.

 

Baixe um guia completo, com dicas de como investir  – com segurança – em imóveis de alto padrão em Santa Catarina, uma das regiões mais valorizadas do país. Baixe neste link ou na imagem abaixo:

Apartamentos de alto padrão: conheça as maiores tendências do mercado!

 

Conheça o Infinitá Treehouse: projeto de alto padrão e design internacional em Itajaí

O Infinitá Treehouse é o conceito mais moderno que você já viu de uma casa na árvore. O imóvel promete equilibrar toda a elegância e a funcionalidade de um imóvel de luxo com a incrível experiência de viver no meio da natureza. 

Além de uma estética espetacular, o Infinitá também surpreende pelo foco na sustentabilidade, com recursos que facilitam a vida do morador, sem danificar o meio em que ele vive. 

 

Conheça aqui as razões para se apaixonar pelo Infinitá Treehouse

 

No imóvel da Triptyque Architecture, o morador vai encontrar:

  • Carregamento para carros elétricos;
  • Reaproveitamento da água da chuva;
  • Irrigação automatizada da área verde;
  • Captação de energia solar;
  • Modernas soluções tecnológicas;
  • Ambientes amplos, funcionais, confortáveis e muito mais.

Entre mata, praia, muito verde e marina, o Infinitá Treehouse reverencia a natureza para reproduzir a sensação de liberdade dentro de cada espaço. 

Pavimentos com área de lazer contando com piscina, saunas, lounge com lareira, SPA, academia, brinquedoteca com estímulos para desenvolvimento infantil, dentre outros espaços colaborativos. 

Um ambiente perfeito para tudo que você precisa!

 

Entre em contato e saiba mais!

Vamos conversar