Skip to content

Morar em Itajaí ou Balneário Camboriú? Saiba como escolher

Morar em Itajaí ou Balneário Camboriú? Saiba como escolher

Itajaí e Balneário Camboriú são cidades vizinhas, localizadas no litoral de Santa Catarina, região sul do país, que se destacam pelo crescimento acelerado e pelas belezas naturais. Estas e outras razões são atrativos para turistas, novos moradores e investidores. 

Mas, qual cidade é melhor para morar? Itajaí ou Balneário Camboriú? 

Hoje, vamos fazer uma breve comparação entre os municípios para facilitar a sua tomada de decisão.

 

É melhor morar em Itajaí ou Balneário Camboriú?

Para termos uma visão mais clara das vantagens e desvantagens desses lugares, vamos elaborar um panorama dos dois municípios levando em conta pontos básicos e muito procurados por novos moradores. São eles:

 

1. Localização

Itajaí e Balneário são cidades vizinhas, com uma distância média de 90 km da capital catarinense, Florianópolis. A boa localização permite o fácil acesso às cidades e estados do entorno, incluindo os demais pontos turísticos da região. Ou seja, é um ponto positivo para as duas opções.

 

2. Custo de vida

Qual cidade é mais cara para viver? Bom, de acordo com um levantamento feito por um site que reúne reúne dados sobre o consumo nas cidades, Balneário Camboriú possui um custo de vida bem mais alto do que Itajaí.

Aluguel, supermercado, lazer, transporte público, mensalidade escolar e hospedagem são mais caros em Balneário. Esse é um ponto que merece destaque e que deve influenciar bastante na escolha do novo morador.

 

Itajaí teve a maior valorização imobiliária em 2021. 

Venha conhecer mais sobre essa cidade catarinense em expansão

 

3. Economia

As duas cidades possuem economia forte e em crescimento constante. Contudo, nesse quesito, Itajaí se destaca como a cidade com maior evolução econômica.

A economia gira em torno das atividades pesqueiras, especialmente devido ao porto da região, responsável por uma boa parcela do PIB. Além disso, o turismo e o mercado imobiliário também são muito promissores.

Já a economia de Balneário tem no setor imobiliário o ponto mais forte, além do turismo. Contudo, é um mercado que já se encontra bastante saturado, com imóveis com preços elevados, como já vimos no tópico anterior.

Então, podemos concluir que Itajaí tem uma economia melhor estabelecida, com custo melhor para as famílias e geração estável de emprego e renda.

 

Conheça 6 motivos principais para investir em Itajaí

 

4. Opções de lazer

Balneário e Itajaí oferecem muitas opções de lazer, com destaque especial para as belíssimas praias que contornam a região e os calçadões que estimulam a atividade física e o encontro de famílias e amigos.

Ambas possuem pontos turísticos históricos e quem gosta de uma noite mais animada, encontra em Balneário Camboriú muitos pubs e restaurantes com grande movimentação de pessoas à noite.

 

5. Infraestrutura

As duas cidades catarinenses possuem uma excelente infraestrutura, com serviços completos, como hospitais, universidades, escolas, supermercados, farmácias, além de uma urbanização de qualidade.

Contudo, Balneário experimenta uma saturação de imóveis, especialmente os arranha-céus, o que pode comprometer um pouco a mobilidade urbana e contribuir para um crescimento desorganizado da região.

Já a cidade de Itajaí experimenta um crescimento mais saudável, organizado, com o setor imobiliário evoluindo aos poucos e de forma mais cuidadosa.

 

Itajaí vai ganhar um túnel subaquático ligando a cidade ao município de Navegantes. Conheça detalhes do projeto

 

6. Qualidade de vida

Tanto a cidade de Itajaí quanto a cidade de Balneário Camboriú possuem excelente IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e estão entre as melhores cidades para se viver.

Entretanto, a cidade de Itajaí ainda possui uma característica mais difícil de encontrar em Balneário Camboriú que é a calmaria, o estilo interiorano e o ambiente familiar, sem deixar de lado o conforto de uma boa estrutura urbana.

 

7. Beleza natural e arborização

As cidades catarinenses não deixam a desejar quando o assunto é natureza e belas paisagens para apreciar. Itajaí e Balneário Camboriú são repletas de pontos turísticos naturais, praias para todos os gostos e bem próximas aos centros urbanos.

Itajaí oferece ainda as belezas do Parque Natural do Atalaia e do Porto de Itajaí, o segundo maior complexo portuário do país, onde também está localizada a segunda maior marina do Brasil, a Marina Itajaí.

A Marina Itajaí está em expansão.

Conheça detalhes do projeto

 

Conheça o Infinitá Treehouse: o novo projeto da Triptyque Architecture em Itajaí

Como vimos, Itajaí surpreende por ser uma cidade que está crescendo a passos largos, mas em perfeita ordenação e conservando suas belezas naturais, históricas e sua mata verde, diferente das cidades vizinhas.

Em Itajaí, os imóveis de alto padrão ainda não são dominantes e os existentes reúnem as mesmas características atraentes da cidade. São inovadores, arrojados, sustentáveis, próximos à natureza e de beleza indescritível.

Como destaque, temos o Infinitá Treehouse, um projeto de casa suspensa criado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture e que impressiona pela estética e pela personalidade.

O imóvel alia a privacidade de um apartamento, apenas uma peça por andar, com o conforto e a amplitude de uma casa plana. Os ambientes são amplos, espaçosos e funcionais.

Outro destaque fica para os recursos sustentáveis. O Infinitá Treehouse utiliza energia solar, reaproveitamento de água da chuva, irrigação automatizada, carregamento para carros elétricos e luzes de LED.

Além de tudo isso, o imóvel oferece:

  • Áreas comuns realmente úteis e funcionais;
  • Home Club particular;
  • Horta individual;
  • Brises para controle da entrada dos raios de sol;
  • Varandas com diferentes tamanhos;
  • Quantidade de suítes segundo a necessidade do proprietário.

Venha conhecer e se encantar com o imóvel que tem tudo a ver com a grandiosidade de Itajaí. 

O Infinitá Treehouse vai surpreender você!

 

Entre em contato e saiba mais!

Vamos conversar